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Começou nesta quinta-feira (5) o período chamado de “janela partidária”, no qual vereadores que pretendem concorrer à reeleição ou ao cargo de prefeito nas Eleições Municipais de 2020 poderão mudar de partido sem correr o risco de perder o mandato eletivo. O prazo para troca de legenda encerra-se no dia 3 de abril, seis meses antes da realização do primeiro turno do pleito, marcado para 4 de outubro.

A desfiliação partidária foi regulamentada pela Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015), que garantiu aos detentores de mandato eletivo em cargos proporcionais a possibilidade de trocar de partido nos 30 dias anteriores ao último prazo para filiação. O intervalo para mudança de legenda também está previsto no artigo 22-A, inciso III, da Lei nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos) e na Resolução TSE nº 23.606/2019, que trata do Calendário Eleitoral 2020.

A Resolução TSE nº 23.606/2019 fixa, ainda, o dia 4 de abril como data-limite para que os candidatos estejam com a filiação aprovada pelo partido e tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam concorrer ao pleito.

 

Trabalhadores que passaram por processo seletivo são chamados

Um total de 16 trabalhadores, entre os 22 que participaram de prova de teste físico no processo seletivo de Maracajá, foram chamados para contratação e iniciaram nesta quarta-feira (4) o processo de contratação. O grupo foi recebido pelo prefeito Arlindo Rocha, que parabenizou a mobilização em virtude da dificuldade imposta pelo teste físico, que resultou em rápida tomada de posição pela administração municipal. A chamada se deu pela ordem de classificação da prova teórica.

“Vocês estão de parabéns pela mobilização e determinação em buscar seus direitos e garantir trabalho”, disse o prefeito ao pessoal, em seu gabinete. Rocha salientou que, quando o processo foi iniciado, em janeiro, estava em férias, mas que assumia a responsabilidade pelo ocorrido e pela busca de soluções “Nossa posição foi de ficar junto com os trabalhadores e buscar soluções, que foram encontradas”, afirmou.

Foram chamados para apresentação de documentos e agendamento de exames médicos três merendeiras, quatro agentes de limpeza urbana, cinco agentes de saúde, uma faxineira e três garis. A estimativa do setor de Recursos Humanos é que até sexta-feira (6) todo processo administrativo esteja concluído e os aprovados nesta etapa comecem a exercer suas atividades a partir de segunda-feira (9).

Segundo a secretária de Administração, Marluci Vitali, na sequência serão chamados dois trabalhadores para desempenhar a função de monitor de ônibus, motoristas de máquinas pesadas e um zelador de escola. Na próxima fase, como todo pessoal da educação já foi contratado, será vez dos demais contratados temporariamente para o Departamento Municipal de Saúde.

Inspirada pela tia escritora, escritora mirim lança primeiro livro em Sombrio

A leitura nos proporciona visitar vários lugares, experimentar a mais loucas viagens, os melhores sentimentos, além de enriquecer o nosso acervo de conhecimento e assim adquirimos um longo e vasto repertório de assuntos que podem nos ajudar a resolver as situações do dia-a-dia.

Em tempos de muito uso de celulares e redes sociais e poucos livros, a escola Geração Ativa, preocupada no aprimoramento da escrita e leitura de seus alunos, coordenada pela professora Alcionir Santos, vem desenvolvendo projeto de incentivo à literatura brasileira.
Na tarde de ontem (03), a convite da professora Priscila Costa, a escola recebeu a escritora Denise Maggi Boff Tiskoski que esteve conversando com os alunos sobre o seu livro “Eu, a mulher com fluxo de sangue”. As crianças, interessadas e empolgadas fizeram várias perguntas, que abordaram desde o processo criativo para a escrita da obra, até a sua edição e comercialização em livrarias.

Participou da conversa, a aluna da escola, de oito anos, Isabela Tiskoski Boff, que é sobrinha de Denise e que, inspirada pela tia e, segundo ela mesma “por seus cachorros”, escreveu o livro “Como cuidar de um cachorro”, que já está em sua segunda edição.
Isabela é filha de André Maggi Boff e Rosana Tiskoski Boff, tem três cães: “Na capa do meu livro, a foto é da minha cachorra Luna”, conta a escritora, que não descartou a possibilidade de escrever novos títulos.

United Summer terá sétima edição em Sombrio

Será neste sábado, a partir das 13 horas, no Centro Multiuso Deldi Garcia, no bairro Parque das Avenidas, ao lado do Ginásio Rogério Valerim, a sétima edição do United Summer. O encontro visa fortalecer a unidade entre as igrejas cristãs da cidade.
Para os organizadores, a unidade é fundamental. A Bíblia afirma que onde há unidade, “ali ordena o Senhor a sua bênção”. É com esse intuito que foi pensado o evento, desde sua primeira edição.

A tarde social inicia às 13 horas. Vários profissionais, como cabeleireiro, maquiadora, manicure, designer de sobrancelhas e profissionais dos cursos da Unesc dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia.

Ônibus estarão fazendo o trajeto para trazer aqueles que desejem participar o evento. Um deles sairá por volta de 12h30, de frente da Assembleia de Deus do Bairro Boa Esperança, com parada na Assembleia de Deus do Centro de Sombrio e desembarque no evento. Outro ônibus sairá, também 12h30 da Assembleia de Deus do bairro Guarita, seguindo para Assembleia de Deus do Bairro São Pedro, após Mercado São Sebastião, no Bairro São Pedro, seguindo para escola CAIC, São Francisco, com desembarque no evento.
Haverá distribuição de lanche para as crianças, cama elástica, tobogã, piscina de bolinhas, um castelo pula-pula, teatro, brincadeiras com o Tio Eder, tenda da oração, participação dos Doutores da Vida e comunidade em geral.

O Prefeito de Sombrio, Zênio Cardoso, recebeu nessa semana, em seu Gabinete, organizadores do evento. A visita ao Gabinete se deu para a entrega de um ofício convidando o a administração municipal a participar da ação, que tem a Prefeitura como uma das apoiadoras.

“Estaremos lá. Já estamos compartilhando com eles alguns pontos da organização e certamente vamos, como boa parte dos sombrienses, curtir esse dia de ações sociais e músicas para a comunidade”, comentou o Prefeito.

A organização do evento informa que “O Ação Social United Summer é composto por parte da Igreja de Cristo, integrantes de diversas igrejas evangélicas de Sombrio e Região, sem distinção de placas, anunciando o amor de Deus em prol da humanidade estarão realizando ações sociais em prol da comunidade, com a missão de gerar essa unidade entre as igrejas para levar o amor de Deus por meio de louvor, adoração e ação social para todos.”
Após a tarde de ação social e playground para as crianças, a noite será animada com muita música gospel e ministrações.

Prefeitura de Torres recebe ambulância para o SAMU

Com o propósito de ampliar o atendimento na rede pública de saúde, a atual chefe de gabinete do Prefeito, Suzana Machado, recebeu nesta semana uma ambulância para o SAMU como uma das últimas ações no cargo de secretária de Saúde. O veículo foi entregue para Torres, por meio do Ministério da Saúde.

Para Suzana, esta aquisição vai contribuir par oferecer cada vez mais qualidade nos serviços prestados na área da saúde. “É um veículo novo, todo adequado e equipado para oferecer os melhores serviços”.

Com esta ambulância , o SAMU conta agora com dois veículos novos, pois em junho de 2019, a Saúde já tinha recebido outra do Ministério. Agora, são duas de suporte avançado, uma de suporte básico e mais duas de reservas.

Carteira de estudante digital e “bizarrice” na CCJ agitam sessão

O protocolo de projeto de lei criando carteira de identificação estudantil digital em Santa Catarina e o descontentamento com encaminhamento dado pela CCJ a projeto que institui exame toxicológico para universitários agitaram a sessão de terça-feira (3) da Assembleia Legislativa.

“Os benefícios previstos são os conhecidos, como a meia-entrada, e o convênio com as instituições será de responsabilidade da Secretaria da Educação”, explicou Ana Campagnolo (PSL), autora da proposição, que destacou a gratuidade da carteira digital.
Segundo a deputada, o objetivo é “desobrigar os estudantes de contribuir com dinheiro para um braço partidário da esquerda”.

Sargento Lima (PSL) e Jessé Lopes (PSL) apoiaram a colega de partido.
“Mais cara que a carteirinha é o cadastro, o acesso aos dados de cada um deles”, ponderou Lima.
“Precisam de dinheiro público, ninguém tem coragem de botar seu próprio dinheiro para financiar esse tipo de movimento”, concordou Jessé, referindo-se à União Nacional de Estudantes (UNE), que atualmente emite a carteirinha estudantil.

Jessé também criticou duramente a deputada Paulinha (PDT), líder do governo e relatora do projeto que institui exame toxicológico para alunos de universidades públicas em Santa Catarina, e classificou de “bizarrice o que aconteceu na CCJ”.

“Já sabia que a deputada Paulinha ia ser contra, faz parte da democracia, ela pediu diligência e mandou para tudo que é lugar, para que órgãos externos pudessem avaliar. Em 19 de novembro apresentou relatório pela inadmissibilidade. Ana Campagnolo pediu vista e em 18 de fevereiro deste ano foi colocado em pauta, mas em consenso na CCJ tiraram de pauta porque a relatora não estava preparada”, criticou Jessé, inconformado com a justificativa da deputada Paulinha.

 

Incentivos Fiscais voltam à pauta na ALESC

A preocupação na mudança na tributação sobre os defensivos agrícolas, elevando à alíquota do imposto para 17%, voltou a gerar preocupação nas entidades ligadas ao agronegócio e deputados catarinenses, que no próximo dia 11 de março realiza uma Audiência Pública para tratar do tema.

Presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, deputado Zé Milton explica que o objetivo é ouvir os secretários da Fazenda, Paulo Eli, o de Agricultura, Ricardo de Gouvêa, e o setor produtivo sobre a posição do governo em relação à tributação de agrotóxicos. “Vamos ouvir a posição do Estado e juntamente com agricultores, lideranças do setor sensibilizar e demonstrar a importância de manter os incentivos, que podem inviabilizar a produção no Estado, diminuir a competitividade da nossa agricultura, assim como, aumentar o valor do produto para o consumidor catarinense”, informou Zé Milton.

Emenda assegura isenção

No texto da Medida Provisória (MP) 226/2019, que trata de benefícios fiscais a agrotóxicos e outros produtos, aprovado em novembro foi acrescido a emenda substitutiva global que agrega uma série de alterações propostas por parlamentares e pelo próprio Poder Executivo, dentre elas de autoria de Zé Milton (PP) para assegurar o benefício tributário dos defensivos agrícolas enquanto vigorar o Convênio Conselho Nacional de Política Fazendária – Confaz nº 100/96, que trata do tema.

Antes do parecer pela admissibilidade parcial, a MP inseria a partir de 01/01/2020 um modelo decrescente de tributação sobre os insumos agropecuários, de acordo com a sua classificação toxicológica, porém, o mesmo foi declarado insubsistente por não atender o requisito da urgência. “Com a emenda asseguramos que o Estado não tenha uma alíquota maior que aplicada no Paraná e Rio Grande do Sul. Nosso objetivo agora é assegurar que o Estado acate a isenção na reunião do Confaz e com isto, não torne o nosso produto mais caro, prejudicando a competitividade no mercado internacional”, defendeu Zé Milton.

Prejuízo

Caso haja o aumento do ICMS para 17%, dados do setor produtivo catarinense apontam que o custo de produção aumentará em torno de 25% e será suportado quase que totalmente pelo produtor rural. Estudos indicam que a agroindústria ficará duplamente prejudicada. Primeiramente pelas alterações que envolvem os insumos agropecuários necessários a produção da matéria-prima principal de produtos da cesta básica; depois, abrindo espaço para a perda de competitividade das empresas estabelecidas em SC. Assim como, as indústrias de proteína animal, de farinha de trigo, de arroz, de frutas, de leite e demais derivados, entre outras, serão duplamente oneradas com aumento de custos tributários de 5 a 10%.

De acordo com a FIESC o aumento da alíquota dos insumos irá ocasionar a majoração dos custos de produção no campo; redução da produtividade média das lavouras e dos plantéis; perda da competitividade dos produtos agrícolas no mercado internacional; inflação dos alimentos com aumento do custo de vida, assim como, desemprego e empobrecimento da população.

Araranguá recebe neste final de semana o 5° Circuito Brasil Sul 2020 de Pesca ao Robalo

A pesca esportiva é uma opção de lazer cada vez mais frequente no verão em Santa Catarina, e no dia 07 de março (sábado) a cidade de Araranguá receberá o 5° Circuito Brasil Sul 2020 de Pesca ao Robalo. O evento de pesca esportiva, acontecerá na Marina Pier Walley, na SC-477 às margens do Rio Araranguá.

Um dos grandes apoiadores do evento é a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) que agora também esta instalada na cidade.
Em coletiva especial na manhã de terça-feira, (03), imprensa, autoridades da região e lideranças do município estiveram na sede da Unesc Araranguá para tratar sobre o evento.
Professora Izabel Souza, diretora da Unesc Araranguá na abertura relatou: “A universidade veio pra Araranguá para construir uma linda história nesta região. Queremos que nossa universidade seja um instrumento apoiador também do desenvolvimento do Turismo do extremo sul com tantas belezas naturais que temos nos municípios da região. O evento será que grande valia para o desenvolvimento regional e para o crescimento do turismo.”
De acordo com secretario de Turismo de Araranguá Giovane Rosa, o Gica: “Esse é um evento importante para o extremo sul caminho dos cânions, e principalmente para Araranguá aonde temos um rio navegável, com uma grande extensão. Nós queremos desenvolver na nossa cidade o turismo de pesca esportiva. Temos um grande potencial em Araranguá e queremos fomentar todo potencial turístico de nossa cidade nestes dias de evento”.

A expectativa é que cerca de 100 competidores venham com suas famílias para Araranguá para participar. Outro detalhe importante da competição é que, quando pescado, o peixe deve ser levado vivo até a organização, para ser pesado, e deve ser devolvido à água, vivo. Se o robalo morrer quando devolvido à água a equipe perde pontos. Todos os barcos transportam em caixas com água o recolhimento dos peixes.

A pescaria esportiva é aquela em que a pessoa pesca, fotografa e solta o peixe no seu ambiente natural. A legislação para pesca do robalo permite ao pescador levar o peixe se tiver um tamanho mínimo de 35 centímetros para o robalo peva e de 60 centímetros para o robalo flecha.
A coordenadora de turismo da região da AMESC, Helen Becker em entrevista à nossa equipe falou da expectativa do evento; “Este será um evento de grande impacto na questão turística da região. O circuito mexerá com toda cadeia turística dos municípios vizinhos, trazendo mais modalidades turísticas para a região. O evento tem uma adesão muito bacana de pessoas de diversas cidades. Em uma programação que já está se consolidando, tomando mais forma e tendo todo envolvimento do departamento de turismo de Araranguá, que integrará à família, será aberto ao público e um dia inteiro de pesca”. O 5° Circuito Brasil Sul 2020 de Pesca ao Robalo será em duas etapas, uma neste sábado dia 07 e outra em setembro no dia 16.

Primo Jr quer ser o prefeito pelo PL

Em sua página do Facebook, na tarde de ontem, Primo Júnior anunciou a decisão “Durante minha caminhada de administrador, frequentemente tenho me deparado com a necessidade da tomada de decisão. Isto faz parte do trabalho de todos os administradores. Quando a tomada de decisão confunde-se com a dúvida, o processo decisório se contamina. As empresas da família, ultimamente, tem me chamado a tomar inúmeras decisões, todas com um desfecho resultante de análise técnica. Agradeço a minha equipe ao sucesso que o grupo vem alcançando. Por óbvio não posso deixar de fazer referência a experiência e a dedicação do meu pai também na condução do Grupo Menegalli. Diante dos resultados positivos que temos na vida privada, a comunidade araranguaense tomou o exemplo a ser implantado na administração pública. Meu pai foi prova irrefutável de que este sucesso pode ser levado também para a Prefeitura. Pois bem, o que quero colocar aqui é que a decisão está tomada e toda a dúvida está dissipada: estou no páreo para ser o pré-candidato a Prefeito pelo Partido Liberal. A seu tempo, nos prazos legais estarei disponibilizando meu nome na convenção. Desta vez, com o chamado dos araranguaenses, não posso deixar de lhes dar uma resposta positiva. Que estejamos juntos nesta caminhada, em um processo propositivo para a nossa cidade com muito respeito a todos os pré-candidatos, muito obrigado!”.
Entre os comentários do post, Primo Menegalli, o pai, declara: “Estamos juntos por Araranguá filho, conta com a minha ajuda e trabalho!”.

 

Prefeitos entregam projetos para pavimentação da Jacob Westrupp

Os prefeitos de Maracajá e Forquilhinha, Arlindo Rocha e Dimas Kammer, respectivamente, acompanhados de engenheiros e técnicos das duas administrações municipais, entregam no final da tarde desta terça-feira (3), na Secretaria de Estado da Infraestrutura, os projetos de engenharia para pavimentação da Rodovia Jacob Westrup, entre os dois municípios. Prefeitos e técnicos estarão acompanhados do deputado estadual Rodrigo Minotto.

Conforme o prefeito de Maracajá, nas últimas semanas técnicos dos municípios e do governo do Estado têm trocado informações para que os projetos desenvolvidos em Maracajá e Forquilhinha atendam as exigências do governo do Estado e sejam compatíveis. Com aprovação dos projetos de engenharia, o próximo passo será a formalização do convênio entre o Estado e os municípios para os repasses de recursos. Arlindo acredita que possa concluir a obra em Maracajá ainda neste ano.

A rodovia liga a BR-101 em Maracajá, com Forquilhinha, Nova Veneza, Siderópolis, Treviso, Lauro Muller e o Planalto Serrano. A pavimentação vai facilitar o escoamento do agronegócio e demais indústrias, além de fortalecer a movimentação turística. O Estado repassará R$ 8 milhões aos municípios, sendo R$ 3 milhões para Maracajá, garantidos em novembro de 2019, em visita do governador Carlos Moisés à Forquilhinha (foto).

 

CCJ admite projeto do governo que trata das centrais de regulação em saúde

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, na manhã desta terça-feira (3), a admissibilidade do Projeto de Lei (PL) 416/2019, do governo do Estado, que trata da organização das centrais de regulação dentro da estrutura da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Além de adaptar a estruturação desses órgãos à reforma administrativa promovida pelo governo, o PL revoga na íntegra a Lei 16.158/2013, que cria e concede incentivo financeiro às centrais de regulação no estado.

A matéria prevê a criação de uma central estadual de regulação ambulatorial, uma central estadual de regulação de internações hospitalares e sete centrais macrorregionais de internações hospitalares, que funcionarão em sete macrorregionais de saúde determinadas pelo governador.

Dessas, apenas a central estadual de internação funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. Atualmente, todas as centrais de regulação da SES funcionam de forma ininterrupta.

Na exposição de motivos, o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, esclarece que é “desnecessária a manutenção do funcionamento de todas as centrais de regulação em tempo integral, 24 horas por dia”. Com isso, a nova estrutura gerará economia para os cofres da SES, especialmente nos gastos relacionados aos pagamentos dos servidores.

A aprovação da proposta, por unanimidade de votos, teve por base o parecer favorável apresentado pelo deputado Fabiano da Luz (PT). Na ocasião, o parlamentar qualificou a iniciativa como uma “reorganização [do governo] para facilitar o trabalho e reestruturar as regionais de saúde”.

Definidos campeões do Praiano de Futebol Sete de Areia

Seis jogos definiram os campeões do Praiano de Futebol Sete de Areia em Balneário Gaivota. As seis categorias foram disputadas ao longo do domingo, dia 1 de março, nos períodos da manhã e da tarde. Grêmio Bate Bola 10, Cedro EC/Lithos Engenharia, Burcity FC, Boleiras, Village Dunas/Mary Móveis e Família Leandro foram os campeões pelo Sub 12, Sub 14, Sub 16, Feminino, Livre 2ª Divisão e Livre 1ª Divisão, respectivamente.

Cacai Amorim toma posse como Vereador no município de Sombrio

Uma voz ativa e atuante na nossa região agora se torna vereador no município de Sombrio. Carisma, alegria, e vontade de fazer o bem sem olhar a quem sempre foram marcas do apresentador que hoje ocupa uma cadeira na Câmara de Vereadores de Sombrio.

Cacai sempre mostrou-se envolvido com a comunidade sombriense e com as causas sociais. Lutou pelo Hospital Dom Joaquim, pela vinda de uma UTI Móvel para a região, e esteve envolvido pelas causas da BR-101, Serras do Faxinal e Rocinha, entre outros.

A posse oficial se deu em solenidade interna, realizada na sala do presidente às 14h30min desta segunda (02), após leitura e assinatura da ata pelo presidente Fernando da Silva Pereira, do secretário Jairo Adriano Freitas e de Carlos Vagner dos Santos Amorim. Entre os presentes, vereadores e servidores da Câmara.

Na sessão que aconteceu à noite, imprensa regional, políticos, comunidade, amigos e familiares do empresário estiveram presentes. Os vereadores, em suas participações, recepcionaram o novo colega, desejando bom ânimo e sabedoria para continuar atuando em favor da comunidade, como já vem fazendo.

Em seu discurso Cacai expressou muita alegria e gratidão a Deus, aos familiares, amigos, eleitores, companheiros de partido e a todo público de Sombrio e região que esteve presente prestigiando sua posse. O novo vereador segue entusiasmado em contribuir por um Sombrio cada vez melhor. “Estar assumindo como vereador em minha cidade é a realização de um sonho, e nesta missão irei me dedicar e dar o meu melhor”.

Cacai Amorim é oficialmente empossado no Legislativo

Março começou com uma novidade no quadro de vereadores do Legislativo sombriense. Ocupando atualmente a primeira suplência, Carlos Vagner dos Santos (Cacai) Amorim assumiu oficialmente a função de vereador na tarde desta segunda-feira, 2 de março. Mais tarde, às 18h30min, participou de sua primeira sessão ocupando uma das cadeiras da Câmara (veja na página 05).

Em solenidade interna, realizada na sala do presidente às 14h30min desta segunda, Cacai Amorim foi oficialmente empossado na função de vereador do Poder Legislativo de Sombrio. “Uma de minhas metas de vida, que pretendo desempenhar com muita determinação e respeito”, declarou o mais novo membro da Câmara.

A posse deu-se após leitura e assinatura da ata pelo presidente Fernando da Silva Pereira, do secretário Jairo Adriano Freitas e de Carlos Vagner dos Santos Amorim. Entre os presentes, vereadores e servidores da Câmara.

 

Diretor Técnico do Hospital São Judas Tadeu deixa a função e emite nota de agradecimento

O médico Dr. Sandro Effting emitiu nota de agradecimento neste domingo, após encerrar um período de quase dez anos à frente da direção técnica do Hospital São Judas Tadeu de Meleiro. Em nota, o médico declarou: “Uma oportunidade somente poderá ser aproveitada se você acreditar que a partir dela, coisas melhores virão. A cada dia surgem novos desafios e são eles que nos impulsionam ao crescimento, a superação e a busca de novos ideais. Depois de quase 10 anos atuando como Diretor Técnico do Hospital São Judas Tadeu em Meleiro, chega o momento de agradecer pela parceria durante toda esta trajetória de sucesso.
Não há dever mais urgente que o de agradecer e por isso, registro meu profundo agradecimento à toda comunidade que faz parte da Associação Comunitária São Judas Tadeu, aos colegas médicos, equipe de enfermagem, direção e em especial aos pacientes e amigos, pois ao longo deste período tive o prazer de conhecer grandes pessoas e colecionar amigos.
Decorridos quase 10 anos de muita dedicação ao Hospital São Judas Tadeu, acredito ter inteiramente cumprido o propósito inicial, que sempre foi o comprometimento com tão nobre causa, a de promover a saúde e mitigar a doença, com prevalência no atendimento de qualidade. Fico muito feliz em ter auxiliado a comandar uma verdadeira revolução no Hospital nesta última década. Ações que culminaram com o crescimento, a expansão da unidade hospitalar que agora é referência em atendimento de qualidade na área da saúde no Extremo Sul de Santa Catarina.
Foram muitas aquisições e melhorias, entre elas recordo da instalação do primeiro ventilador mecânico, o reaparelhamento das salas cirúrgicas, a aquisição de um raio X digital, implantação do sistema de internistas, a aquisição de aparelho de vídeo-cirurgia, a compra do arco cirúrgico e tantas outras inovações que tive o privilégio de poder contribuir.
A trajetória de luta, união e conquistas, o esforço conjunto da direção e comunidade permitiu a construção de um hospital modelo, referência para Santa Catarina. O projeto minucioso que colaborou para este crescimento demonstra os reflexos de uma gestão moderna onde a inovação sempre foi prioridade. Me despeço da função com a certeza do objetivo cumprido e de ter contribuído para o avanço e o crescimento do Hospital São Judas Tadeu.”

 

Legislativo quer informações claras sobre obras no município

Foi aprovado e segue para sanção do prefeito projeto de lei que torna obrigatória a identificação de todas as obras realizadas pelo poder público municipal. O PL 006/2020 pretende que haja informações claras sobre as origens do recurso utilizado, destinação, valores investidos e prazos para o seu início e término, de modo a permitir que o cidadão também possa ser um fiscalizador da aplicação dos impostos.

Em sessão realizada na última semana, o projeto de lei 006/2020 foi aprovado de forma unânime pelos vereadores presentes. Proposto pelos vereadores Fernando da Silva Pereira, José Eraldo Soares, Edson Martins da Rosa, Jairo Adriano Freitas, Juvenil Manoel Colares e Vilmar Daminelli, o PL determina que seja uma obrigação a identificação completa de todas as obras realizadas pelo Executivo municipal, em parceria ou não, através de placas padronizadas, nos moldes que já acontece com obras do governo federal (imagem).

De acordo com o projeto de lei, as placas deverão informar identificação da obra (ex.: escola, posto de saúde, etc.), entidade executora, custo total da obra, data de início e data prevista para conclusão, dimensões, responsável técnico, convênios (conforme exigências da entidade), telefone do órgão responsável pela fiscalização da obra, fonte da receita do valor a ser investido.

As placas deverão medir no mínimo, 2 metros de comprimento por 1,5 metro de altura.
Já aprovado em segundo turno na Câmara de Vereadores, o PL 006/2020 segue para a prefeitura, onde pode ser sancionado, passando a vigorar como lei municipal, ou vetado, devendo ser remetido de volta ao Legislativo.
Imagem anexa: Exemplo de identificação de obras utilizado pelos órgãos do governo federal


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