A Câmara de Vereadores de Sombrio aprovou por unanimidade, na última sessão, o Projeto de Lei 78 de 2025, que institui o Censo Municipal das Pessoas com Deficiência. O objetivo é coletar dados concretos para elaborar estudos e executar políticas públicas mais efetivas, com base nas demandas reais da população.
A proposta é de autoria dos vereadores Dion Elias Ramos de Oliveira e Donisete Sirlei Gubert.
O vereador Donisete Sirlei Gubert destacou a importância de conhecer a realidade para otimizar o apoio. “É importante saber exatamente quantas pessoas com deficiência temos no nosso município, quais são estas deficiência, para que juntos do belo trabalho que a APAE e as associações fazem, possamos auxiliar de forma mais direta a todos,” disse.
O vereador Dion Elias reforçou que o censo é fundamental para o planejamento futuro do município. “Esse projeto é muito importante para o futuro do município, para a acessibilidade e principalmente para as pessoas com deficiência, que precisam de ações bem planejadas e planejamento se faz com dados em mãos, por isso o Censo é fundamental,” reforçou.
O projeto de lei segue agora para a sanção do Poder Executivo Municipal. O presidente da Câmara, Jonas D’Ávila, celebrou a aprovação unânime, ressaltando o alinhamento da Casa com os interesses da população de Sombrio.












