A primeira etapa do Unesc Challenge 2026 reuniu mais de 30 estudantes da área de Humanidades, Ciências e Educação (HCE) neste sábado (22), no Auditório Ruy Hülse, em Criciúma. Ao longo de aproximadamente 12 horas de atividades, dez equipes participaram de uma dinâmica de competição e colaboração voltada ao empreendedorismo, à inovação e ao pensamento crítico.
A equipe Tigres conquistou o primeiro lugar, seguida por Tubarões, em segundo, e Lobo Guará, na terceira colocação. Os três grupos classificados seguirão representando a área de HCE na final do desafio, marcada para novembro.
Promovido pela Unesc, o evento busca aproximar os acadêmicos de situações que exigem criatividade, análise e construção coletiva de soluções. A proposta utiliza a chamada “coopetição”, conceito que combina competição e colaboração para estimular o desenvolvimento de competências necessárias ao mercado de trabalho.
A programação começou às 8h e avançou até perto das 20h. Durante o período, os participantes precisaram analisar problemas, negociar ideias, trabalhar sob pressão e elaborar propostas. As atividades foram conduzidas com base na metodologia Design Thinking, que estimula a transformação de desafios em oportunidades.
Segundo Gisele Silveira Coelho Lopes, reitora em exercício da Unesc, a iniciativa procura preparar os estudantes para lidar com problemas complexos da sociedade por meio de metodologias reconhecidas pela ciência.
“Não é sobre ganhar. Não é isso que importa. Isso é consequência e faz parte da metodologia, como estímulo à participação dos estudantes”, explicou. Conforme a reitora, o principal objetivo é fazer com que os acadêmicos compreendam uma problemática, estruturem argumentos e desenvolvam soluções.
Aprendizado além da sala de aula
Durante o desafio, os estudantes permaneceram envolvidos em atividades que exigiram pensamento crítico e trabalho em equipe. O encerramento ocorreu com apresentações no formato pitch diante de uma banca formada por três professoras e dos demais participantes.
Para Graziela Giacomazzo, pró-reitora de Ensino da Unesc, a experiência contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes independentemente da profissão escolhida pelos acadêmicos.
A gerente da Agência de Inovação da Universidade, Elenice Engel, destacou que os estudantes de HCE responderam positivamente aos desafios. Entre as propostas desenvolvidas estavam soluções relacionadas à matemática, história, ciências biológicas, preservação do patrimônio cultural e utilização de inteligência artificial.
A edição também representou uma experiência diferente para muitos alunos das licenciaturas, que não têm contato frequente com temas como empreendedorismo e inovação. Christian Engelmann, coordenador do Unesc Challenge, avaliou que as dez equipes conseguiram superar as dificuldades e concluir as apresentações.
Equipe vencedora
O grupo Tigres foi formado por Bruna Letícia Saueressig, da segunda fase de Artes Visuais; Luvumbo Manuel Quionza, da quinta fase de Pedagogia; Milleny Alves Sparramberger, da sétima fase de Pedagogia; e Roger Schneider Tomé, da segunda fase de História. A professora Tainá Cândido, das Licenciaturas Integradas, atuou como mentora.
A equipe vencedora atribuiu o resultado ao trabalho conjunto entre acadêmicos de diferentes áreas. Para Milleny, que ficou responsável pelo pitch de vendas, a colaboração entre os integrantes foi fundamental para alcançar a primeira colocação.
As etapas do Unesc Challenge seguem durante o segundo semestre, envolvendo as demais unidades acadêmicas. A próxima será a de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), em 19 de setembro, seguida pela área da Saúde (SAU), em 10 de outubro, e por Ciências, Engenharias e Tecnologia (CET), em 14 de novembro.
A final está programada para os dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Inovação Criciúma (CRIO).
Próximas etapas
- CSA: 19 de setembro, no Auditório Ruy Hülse;
- SAU: 10 de outubro, no Auditório Ruy Hülse;
- CET: 14 de novembro, no Auditório Ruy Hülse;
- Final: 28 e 29 de novembro, no Centro de Inovação Criciúma (CRIO).












