Quatro grupos propiciam a troca de experiências e recebimentos de informações técnicas na área da saúde em Balneário Gaivota: Fisioterapia em grupo, Caminhada entre amigos, Grupo de tabagismo e Grupo Além do peso. O trabalho coletivo traz humanização na área da saúde ao possibilitar que as pessoas se encontrem, conversem, coloquem seus problemas, pensem juntas formas de resolvê-los e recebam orientações técnicas. A prática em grupo, além de ser prazerosa, facilita o enfrentamento dos problemas e potencializa a busca de saídas criativas.
Conforme o secretário de Saúde, José Luís de Oliveira Lentz, os grupos são pensados de forma estratégica. “Quando há possibilidade de atendimento coletivo este traz ganhos como a questão de interação e a ampliação de oferta de atendimento. A informação qualificada é uma necessidade e todos os grupos recebem este respaldo”, destaca.
Para o prefeito, Ronaldo Pereira da Silva, além de receber o atendimento necessário, a integração é benéfica. “Percebemos principalmente na terceira idade que se sentem solitários, e além dos benefícios no atendimento que precisam, os grupos propiciam fazer novos amigos. Nestes momentos os participantes sentem que mais pessoas passam por muitas situações semelhantes a sua, e além de ter um técnico a ajudar, tem novos amigos nesta parceria em busca de uma vida mais saudável”, argumenta o prefeito.
Cada grupo possui suas especificidades. A fisioterapia em grupo é voltada para pacientes com problemas de coluna. São orientados quanto a cuidados com postura, coluna e articulações. Realizam exercícios de alongamento, de fortalecimento, relaxamento e treinos de postura.
O grupo Além do peso passou do trabalho multidisciplinar para perda de peso para uma visão global na obtenção de saúde embasado na alimentação em prol da adoção de novos hábitos saudáveis e na prevenção à obesidade. Na Caminhada entre amigos, há a instrução para a prevenção através da prática de um exercício prazeroso com grandes benefícios. No grupo de combate ao tabagismo propicia-se apoio para uma vida sem o tabaco, bem como a manutenção ao se livrarem do vício.
Para mais informações sobre os grupos, os agentes de saúde e os profissionais das unidades de saúde estão capacitados para as orientações.