Uma novidade no mercado de energia está ganhando destaque em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul: a energia por assinatura. Em uma entrevista recente à Rádio 102.9 Amorim FM, os especialistas Flávio Vidal e Leandro Quadros, da empresa iGreen Energy, explicaram como esse novo modelo pode trazer uma economia significativa para o bolso dos consumidores, sem a necessidade de instalar painéis solares.
Diferente do sistema tradicional, que exige um alto investimento em equipamentos, a energia por assinatura permite que residências, comércios e empresas contratem o serviço e recebam um crédito de energia gerado em grandes usinas solares. Esse crédito é injetado diretamente na rede da concessionária local (como a Celesc em Santa Catarina), resultando em um desconto de até 16% na conta de luz.
Segundo Flávio Vidal, a empresa atua como uma fornecedora de energia limpa que utiliza a rede da distribuidora existente. “É como se o cliente, no final de um ano, estivesse economizando de uma fatura e meia a duas faturas, sem ter feito nenhum tipo de investimento”, afirma Vidal. Leandro Quadros complementa, destacando que o processo é simples e rápido: “Basta um cadastro da conta de energia, que leva apenas 5 minutos, e o cliente passa a ter a economia todos os meses”.
A proposta da iGreen Energy visa democratizar o acesso à energia solar, tornando-o acessível a um público muito maior, incluindo famílias de baixa renda e pequenos empresários. A empresa atende clientes que gastam a partir de R$ 130,00 por mês na conta de luz e não possuem outros benefícios governamentais.