O terminal pesqueiro de Laguna está oficialmente sob nova direção. Uma solenidade na manhã desta segunda-feira, 17, marcou simbolicamente a transferência do porto para a gestão da SCPAR. Neste primeiro momento, a companhia investirá aproximadamente R$ 4 milhões para melhorias no local.
A principal medida será a dragagem do canal de atração e da bacia de evolução, cuja licitação foi lançada pelo governador Carlos Moisés. Segundo o chefe do Executivo estadual, um novo momento chegou para a região de Laguna.
“Queremos chegar a um calado de 5,5 metros, que vai possibilitar a chegada de qualquer tipo de embarcação, inclusive atuneiros. Vamos agregar valor a esse equipamento público. Essa é apenas a primeira semente. Queremos chamar empresas para se instalar nesse parque, de forma a gerar emprego e renda”, frisou o governador.
Outros investimentos no terminal pesqueiro incluem melhorias na fábrica de gelo, que operava com apenas 40% de sua capacidade, e a aquisição de duas “marrecas”, equipamentos que facilitam a descarga do peixe e reduzem o tempo de trabalho quase pela metade. O presidente da SCPAR, Gustavo Salvador Pereira, destaca também a troca das esteiras nos salões de descarga. De acordo com ele, novos investimentos estão previstos, como a troca das empilhadeiras.
No futuro, queremos ampliar significativamente o movimento no terminal pesqueiro. Não é da noite para o dia que iremos mudar a realidade do porto. Mas esse é um equipamento fundamental para toda a região de Laguna, para trazer desenvolvimento, por isso é uma prioridade”, ressaltou.
A solenidade marcou também os 40 anos de operação exclusivamente pesqueira no porto de Laguna e abertura da safra da sardinha, que responde por aproximadamente 40% dos peixes pescados no estado.
Também participaram do ato desta segunda-feira o chefe da Casa Civil, Douglas Borba, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, e os deputados estaduais Rodrigo Minotto e Volnei Weber.
BRDE sinaliza parceria para FAN 2020
O deputado Zé Milton, o presidente da ACIVA, André Pietsch Serafin, vice Alberto Sasso de Sá, Secretário de Planejamento, Indústria e Comércio, Francisco Diello De Souza, estiveram reunidos com o presidente do BRDE, Marcelo Dutra, para tratar da parceira do Banco com a 8ª edição Fórum ACIVA de Networking -FAN– 2020, que será realizado em novembro deste ano.
Durante o encontro o presidente sinalizou que o BRDE é parceiro do evento, ressaltando que irá aguardar o parecer do jurídico e caso não haja empecilho a participação será firmada. “Estivemos na edição passada, nos surpreendemos com a importância do Fórum, que tem como finalidade o desenvolvimento econômico, sem deixar de lado o social e certamente estaremos junto com vocês nesta edição”, comentou Marcelo, ao parabenizar a iniciativa da olimpíada de matemática e as rodadas de negócio e palestras realizadas.
Prefeito de Praia Grande é do PSL
Em evento nesse fim de semana, em Florianópolis com a presença do Governador Carlos Moisés, do Vice Presidente Nacional Antônio de Rueda, do Deputado Estadual Coronel Mocelin, de Secretários de Estado e do Deputado Federal e Presidente Estadual da sigla Fabio Schiochet, juntamente com lideranças de todas as regiões.
O Presidente e deputado Fabio Schiochet relatou o grande trabalho realizado pelo partido na conquista por lideranças com e sem mandato. “o PSL mostra a sua cara, a sua filosofia e jeito de lidar com a política e assim vai ganhando a confiança de expressivas lideranças em todo o Estado. Mas o trabalho está só começando, nos próximos dias novos prefeitos, vices e lideranças que concorrerão as eleições de outubro estarão se filiando ao 17”, afirmou Schiochet.