GeralPPGD da Unesc reforça parcerias na Europa

PPGD da Unesc reforça parcerias na Europa

Professores, pesquisadores e pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unesc participaram, entre 27 de maio e 5 de junho, de uma missão acadêmica internacional na Espanha e em Portugal. A iniciativa teve como objetivo ampliar a internacionalização do programa, fortalecer parcerias institucionais e promover a troca de conhecimento científico com universidades e pesquisadores europeus.

A agenda começou em Alicante, na Espanha, durante o 15º Encontro Internacional do Conpedi. O evento reuniu especialistas de diferentes países para debater temas ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e aos desafios jurídicos contemporâneos relacionados à Agenda 2030.

Integraram a comitiva os professores e pesquisadores Daniel Ribeiro Preve, Juliano Bitencourt de Campos, Gabrielle Scola Dutra, Higor Neves de Freitas e a mestranda Swami Bez Birolo. Durante o encontro, os representantes da Unesc apresentaram pesquisas em grupos de trabalho e participaram de debates acadêmicos. Entre os destaques esteve a apresentação do estudo “Metodologia Científica Aplicada ao Direito do Trabalho”, desenvolvido pela mestranda Swami Bez Birolo em parceria com o professor Rodrigo Goldschmidt.

A professora Gabrielle Scola Dutra apresentou dois trabalhos no Grupo de Trabalho Direitos e Garantias Fundamentais e também coordenou o GT Direitos Sociais e Políticas Públicas. Já os professores Daniel Ribeiro Preve e Juliano Bitencourt de Campos compartilharam pesquisas sobre a ocupação de áreas urbanas degradadas pela mineração de carvão em Criciúma. Gabrielle e Higor Neves de Freitas também apresentaram um estudo sobre os direitos humanos de meninas migrantes no Brasil.

A programação seguiu em Málaga, onde o PPGD participou da organização do 1º Seminário Internacional “Derechos Humanos y Migraciones: Perspectivas Comparadas entre Brasil y España”, realizado na Faculdade de Direito da Universidade de Málaga em parceria com instituições espanholas. O encontro reuniu pesquisadores dos dois países para discutir direitos humanos e migração, além de marcar o lançamento de obras acadêmicas produzidas por pesquisadores envolvidos no evento.

Em Braga, Portugal, docentes e pós-graduandos participaram do Workshop Exploratório “Direitos Humanos e Sociedade”, promovido na Universidade do Minho. O encontro abordou temas como trabalho, tecnologia, meio ambiente e direitos humanos, reforçando a aproximação científica entre Brasil e Portugal.

A missão também incluiu uma visita técnica à Universidade de Salamanca, uma das mais antigas e tradicionais da Europa. No local, foram discutidas possibilidades de ampliação da cooperação acadêmica entre as instituições. Em Lisboa, a comitiva participou de reuniões com docentes da Universidade de Lisboa e de atividades acadêmicas ligadas ao curso de doutorado, reafirmando o acordo de cooperação firmado em 2025.

O encerramento ocorreu nas cidades portuguesas de Tomar e Mação. Em conjunto com pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc, o grupo visitou centros de pesquisa ligados à arqueologia e às geociências. Na ocasião, também foram debatidos os avanços do projeto internacional “Archaeology Between Rivers”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e desenvolvido em parceria com a USP.

Segundo a coordenação do PPGD, as atividades reforçam a presença internacional da Unesc, ampliam redes de pesquisa e consolidam parcerias estratégicas voltadas aos desafios contemporâneos da sociedade global.

Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas Notícias